Cobrança extra (bandeira amarela) foi adotada pela última vez em novembro do ano passado. Segundo a entidade, a geração de energia pelas usinas hidrelétricas continuam estáveis.
Foi anunciada pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) a manutenção da bandeira verde para o mês de abril. Segundo a agência, a geração de energia das hidrelétricas (mais barata que a térmica), continua em níveis estáveis, mesmo com a transição do período de chuvas para a estiagem.
As condições de geração de energia são identificadas pelo sistema de cores da Aneel. Nos períodos com menos chuvas, a geração das hidrelétricas é menor, sendo necessário acionar a geração termelétrica, cujo custo de produção é mais alto. Para compensar a diferença dos valores, a Aneel cobra taxas extras nas contas dos consumidores de acordo com a bandeira acionada: amarela, vermelha 1 ou vermelha 2.
Esta taxação ocorreu em 2024 nos meses de julho, setembro, outubro e novembro, por conta da estiagem naquele período, voltando à bandeira verde em dezembro e permanecendo assim desde então, sem cobrança adicional.
